Iogurte grego de pêssego


Ingredientes

350 g pêssego, s/casca e s/caroço

100 g açúcar
1000 g leite integral
180 g iogurte natural feito na Thermomix

Modo de preparo

  1. Coloque no copo o pêssego e o açúcar, triture 20 seg/vel 9 e programe 15 min/Varoma/vel 2, sem o copo de medida mas com o cesto sobre a tampa para evitar o perigo de respingos. Retire e deixe esfriar, reserve.
  2. Coloque no copo o leite e aqueça 12 min/90ºC/vel 1. Retire o copo da base para que baixe a temperatura até aos 50ºC, cerca de 30 minutos.
  3. Coloque o copo na base, verifique se atingiu a temperatura desejada, adicione o iogurte e o purê de pêssego reservado e programe 2 min/50ºC/vel 3. Retire para um recipiente e abafe muito bem com uma manta durante 13 horas.
  4. Após este tempo, coe com a ajuda de um pano de algodão fino e o cesto dentro de uma taça para que escorra o soro. Leve à geladeira durante 4 horas.
  5. Retire cuidadosamente para frascos com tampa hermética previamente esterilizados. Guarde na geladeira até o momento de consumir.
Dica:
  • Se desejar um iogurte mais cremoso pode se adicionar 200 g de creme de leite sem soro no passo 3.
  • O número de horas que o iogurte é coado vai determinar a consistência final.
Utensílios: recipiente com tampa, manta, pano de algodão fino, frascos com tampa hermética

Sabia que? Embora seja diferente na aparência, textura e sabor, o iogurte grego é composto pelos mesmos ingredientes do iogurte tradicional. É essencialmente uma forma concentrada, que o torna mais espesso e nutritiva.


Tempo Thermomix: 29 min
Porções: 600 g aprox.
Dificuldade: fácil
Tempo total: 18 h

Comentários