Baguete




Ingredientes

330 g água
15 g fermento biológico fresco
500 g farinha de trigo, mais quanto baste
1 c. chá de sal
Óleo p/ untar

Preparação

1. Coloque no copo a água e o fermento e aqueça 1 min 30 seg/37ºC/vel 2.
2. Adicione a farinha e o sal e amasse 2 min/copo fechado/ vel espiga . Retire para um recipiente untado com óleo, cubra com filme transparente e deixe fermentar durante 40 minutos ou até que dobre de volume.
3. Após este tempo divida a massa em 3 partes iguais (aprox. 270 g cada). Cada parte divida em duas partes iguais. Numa supefície enfarinha faça rolos e coloque-os em uma forma enfarinha, deixe fermentar por 40 minutos e ou até que dobre de volume. 
4. Depois deste tempo, achate ligeiramente cada rolo dando a forma de um retangulo tendo o cuidado para não retirar as bolhas de ar presas na massa. Enrole novamente em
forma de rolo. Pressione as pontas com os seus dedos para fechar. Coloque as baguettes no papel manteiga enfarinhado com o rebordo para baixo, puxando o papel entre elas (conforme foto) para formar um pequeno muro. Isto vai permitir que
elas mantenham a forma e que não se agarrem umas às outras. Cubra as baguetes com filme transparente e deixe fermentar durante mais 40 minutos.
5. 20 minutos antes do fim da fermentação, coloque 2 formas no forno, uma na prateleira mais baixa, a outra na prateleira de cima, coloque um recipiente médio com um pouco de água na base do forno e pré-aqueça a 250°C.
6. Com uma faca afiada faça 3 cortes em cada uma e transfira com “cuidado” as baguetes com o papel para as “formas pré-aquecidas”. Asse no forno a 250ºC cerca de 25 minutos ou até ficarem douradas. 

Dicas: Pode substituir o fermento biológico fresco por 2 c.de chá de fermento biológico seco.
Utensílios: filme transparente, papel manteiga, 2 formas

Tempo Thermomix: 3 min
Porções: 6 um. Aprox..
Dificuldade: média
Tempo total; 2 h 30 min

Comentários

Postagens mais visitadas