Bolos perfeitos!!!




Quem é que nunca ficou com água na boca só em sentir o cheirinho daquele bolo caseiro saindo do forno?

Aroma este que sai da cozinha invadindo os demais cômodos da casa e nos leva a uma viagem no tempo, que nos faz lembrar das casas das nossas avós, mães e tias.

Com é que elas fazem ou faziam estes bolos para que ficassem perfeitos, fofos e saborosos?

Para preparar um bolo na Thermomix basta seguir as receitas em suas quantidades e tempos definidos.

- Os ovos
De preferência devem estar em temperatura ambiente. Abra em separado cada um para um recipiente e somente depois os adicione. Desta forma incorporará mais ar quando estiverem sendo batidos, favorecendo na consistência e na estrutura do bolo.
Se eles estiverem na geladeira, retire alguns minutos antes de usar, até que fiquem em temperatura ambiente.
Em algumas receitas as claras são batidas à parte. Quando a sua receita pedir as claras em neve, comece por bater as claras com o copo bem limpo, com a borboleta e sem vestígios de gordura. Adicione uma pitada de sal ou algumas gotas de limão para que elas fiquem firmes. Retire e enquanto prepara a massa do bolo vá envolvendo-as com um batedor de claras ou um garfo.  Na Thermomix podemos também não bater em separado as claras das gemas. Para cada ovo programe 1 min/37ºC/vel 3,5 e depois que terminar o tempo programe 1 min para cada ovo/vel 3,5 (sem temperatura) isto irá também deixar o seu bolo leve.

- A gordura
Para termos um bolo fofo e com um pouco de umidade podemos utilizar óleo, manteiga ou azeite.

- A Farinha ou farinhas
Além da farinha de trigo branca, poderá também preparar bolos com farinha integral, farinha de milho, farinha de amêndoa ou de nozes, aveia, fécula de batata ou de mandioca, farinha de arroz, etc.

- O fermento
É muito importante para o crescimento do bolo, utilize a quantidade recomendada na receita, o excesso pode deixar o bolo amargo e quando retirado do forno ele irá baixar.

- A forma certa
Utilize a forma indicada na receita. Antes de colocar a massa do bolo estas devem estar bem untadas e enfarinhadas. Bolos que levem em sua massa frutas ou uma grande quantidade de açúcar devem estar com o fundo forrado com papel manteiga untado.

- O forno e sua temperatura correta
Em geral os bolos são asados a uma temperatura de 180ºC. Respeite sempre o que for pedido na receita.
Outro ponto importante é preaquecer o forno por, pelo menos, 10 minutos antes de colocar a massa para assar, deixando a temperatura ideal para o cozimento.
Caso contrário, se o bolo for colocado para assar em forno muito quente, a massa pode crescer rapidamente sem formar a estrutura adequada que dará sustentação a ela. E se o forno estiver com a temperatura muito baixa, não permitirá o crescimento correto da massa.

NOTA!!!
Enquanto o bolo estiver assando, um ponto importante é não abrir a porta antes dos primeiros 30 minutos. Isso evita a mudança brusca de temperatura, que pode afetar o crescimento da massa.

- O Tempo no forno
Mesmo que o tempo de cozimento esteja indicado na receita, ele pode variar de um forno para outro. Para não errar, existem duas formas que podem ajudar você na hora de saber se o bolo está pronto ou não:
Verifique a coloração do bolo. Ele deve estar dourado, se soltando levemente das bordas da forma e com a superfície firme.
Faça o teste do palito. Espete um palito de madeira até no centro do bolo. Se ele sair limpo e seco, o bolo está assado. Se o palito sair com massa agarrada, deixe assando por mais alguns minutos.

- Desenformar
Retire o bolo do forno e deixe esfriar durante 5 minutos. Com uma faca e com cuidado solte as laterais do bolo, desenforme para cima de uma rede e deixe esfriar por completo. Os bolos pequenos e médios devem ser desenformados ainda em quente para que o bolo não fique colado fundo da forma. Os bolos grandes ou de frutas quando estiverem mornos.




Comentários

Postagens mais visitadas