Massa folhada rápida


Ingredientes

200 g manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos (1-2 cm), congelada
200 g farinha de trigo, mais q.b. para polvilhar
90 g água gelada
½ c. chá de sal

Modo de preparo
  1. Coloque no copo a manteiga, a farinha, a água, o sal e misture 20 seg/vel 6. Retire a massa do copo, molde uma bola e amasse dando-lhe a forma de um quadrado. Envolva em filme plástico e leve à geladeira durante 20 minutos.
  2. Retire o filme plástico e coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha. Abra a massa com a ajuda de um rolo formando um retângulo com aprox. 60 cm x 20 cm. Dobre a massa em três partes iguais e rode 90° de forma a que a parte dobrada fique do seu lado esquerdo. Repita este processo mais duas vezes e volte a colocar a massa na geladeira durante 20 minutos ou no congelador cerca de 5 minutos, antes de usar.
  3. Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.
  4. Abra a massa formando um retângulo (5 mm de espessura) e corte-a no formato que desejar. Leve ao forno a 200°C durante 20 minutos, para um folhado grande, ou por 12-15 minutos, para folhados pequenos, ou de acordo com o indicado na receita que estiver preparando. Retire e deixe esfriar sobre uma grade de resfriamento antes de servir ou armazenar em recipiente hermético.
Dicas:
  • Esta massa serve como base para bolos, pastéis, folhados e tortas.
  • O sucesso desta receita está em manter a massa bem fria para que a manteiga não derreta e as camadas não se fundam. A massa deve ser trabalhada em uma superfície de trabalho fria, como o mármore. Se a qualquer momento sentir que a massa está quente, coloque-a na geladeira por 5 minutos antes de abrir novamente.
  • Para evitar que a massa se cole à bancada, vá polvilhando a superfície com um pouco de farinha ou então também pode abri-la entre duas folhas de papel manteiga.
  • A massa folhada pode ser congelada antes de ir ao forno. Para descongelar coloque-a na geladeira.
  • Uma vez assada, a massa conserva-se cerca de 15 dias em recipiente hermético.
Utensílios: assadeira, filme plástico, rolo de massa, papel manteiga, assadeira com papel manteiga, grade de resfriamento

Tempo Thermomix: 1 min
Porções: 490 g aprox..
Dificuldade: médio

Tempo total: 1 h 20 min

Comentários