Massa sablé (petit four)


Ingredientes

100 g açúcar
200 g manteiga, sem sal, cortada em pedaços
370 g farinha de trigo
1 ovo
1 pitada sal
1½ c. chá de açúcar baunilhado, caseiro ou 1 c. chá de essência de baunilha

Modo de preparo
  1. Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 seg/vel 10.
  2. Adicione a manteiga, a farinha, o ovo, o sal, o açúcar baunilhado e misture 25-30 seg/vel 5. Misture com a ajuda da espátula. Retire a massa do copo, forme uma bola achatada e enrole com filme plástico. Leve à geladeira durante 1 hora.
  3. Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira com papel manteiga ou unte uma fôrma para torta (Ø 26 cm aprox.) e reserve.
  4. Com a ajuda do rolo estenda a massa entre 2 folhas de papel manteiga ou filme plástico até obter uma espessura de 5 mm. Forre a assadeira ou a fôrma com a massa ou corte nos formatos desejados e coloque na assadeira. Se utilizar como base de torta, fure o fundo com um garfo para evitar a formação de bolhas de ar. Asse os biscoitos cerca de 10 -12 minutos (180°C) e a base de torta por cerca de 15 -20 minutos (180°C) ou até dourar. Deixe esfriar completamente sobre uma grade de resfriamento antes de decorar, rechear ou guardar em recipiente hermético.
Dicas:
  • Tenha cuidado para não mexer na massa desnecessariamente com as mãos, pois isso deixa os biscoitos ou base de torta duros.
  • Por ser uma massa com muita gordura, às vezes é difícil abrir diretamente sobre uma superfície polvilhada com farinha. Abra entre duas folhas de papel manteiga ou filme plástico e leve à geladeira até a massa ficar suficientemente firme para manusear.
  • Para fazer bolachas, ao invés de abrir a massa com o rolo, molde-a em formato cilíndrico, passe filme plástico e leve à geladeira para firmar. Para assar, corte rodelas finas (5 mm) com uma faca afiada e acomode diretamente na assadeira. Pode também utilizar essas rodelas para cobrir o fundo de uma fôrma para torta, sobrepondo as rodelas e apertando com a ponta do dedo para tampar qualquer espaço que fique sem massa. Assar seguindo as instruções da receita.

Utensílios: assadeira, filme plástico, rolo de massa, papel manteiga, assadeira com papel manteiga, grade de resfriamento

Tempo Thermomix: 1 min
Porções: 700 g aprox..
Dificuldade: médio

Tempo total: 1 h 20 min

Comentários