Salada caesar



Ingredientes para o molho

250 g óleo
50 g azeite
1 ovo
1 dente de alho
1 filé de anchova (opcional)
½ c. chá de mostarda Dijon
1 c. sopa de suco de limão ou vinagre branco
Sal q.b.
Pimenta q.b.
30 g de queijo parmesão ralado fino

Ingredientes para a montagem da salada

1 pé de alface romana, lavada e seca
300 g peito de frango cozido ou grelhado, cortado em tiras
Croutons
Azeite extravirgem q.b.
Pimenta do reino preta moída na hora q.b.

Modo de preparo do molho caesar
  1. Coloque um recipiente sobre a tampa da Thermomix e pese o óleo e o azeite . Reserve.
  2. Coloque no copo o ovo, o alho, o filé de anchova, a mostarda, o suco de limão, o sal e a pimenta e misture 10 seg/vel 5.
  3. Com a Thermomix em funcionamento na vel 5, e sem retirar o copo de medida, vá vertendo a mistura de óleo com azeite sobre a tampa. A consistência estará correta quando terminar de escorrer a mistura de óleo e azeite que está sobre a tampa.
  4. Adicione o queijo ralado e misture 10 seg/vel 5. Acerte os temperos e mantenha refrigerada.
  5. Para montar a salada, faça uma cama com as folhas da alface, cubra com o molho caesar, disponha as tiras de frango e os croutons por cima. Finalize com um fio de azeite e pimenta do reino preta moída na hora. Sirva em seguida.
Nota: se a maionese talhar, retire-a do copo para um recipiente. Coloque no copo mais um ovo, e com a Thermomix em funcionamento na vel 5, e sem retirar o copo de medida, verta a mistura talhada sobre a tampa.

Dicas:
  • A maionese pode ser aromatizada com coentro, salsa, especiarias, etc. Deverá acrescentar a erva aromática ou as especiarias no passo 2.
  • Para cozinhar o frango na Thermomix, coloque 800 g de água no copo, encaixe o cesto com o frango  temperado com sal e pimenta no copo e programe 20 min/Varoma/vel 2. Retire o cesto com a ajuda da espátula e sirva o frango com a salada. Pode utilizar também o vapor de alguma outra preparação para cozinhar o frango a vapor no Varoma. Calcule no mínimo 20 minutos no vapor.
Tempo Thermomix: 1 min
Rendimento: 300 g aprox..
Dificuldade: fácil
Tempo total: 10 min

Comentários