Salada de figo, queijo de cabra, amêndoas e redução de balsâmico


Ingredientes

250 g vinagre balsâmico
30 g mel
1 maço de mix de folhas (alface crespa, romana, americana ou roxa, radicchio rúcula, agrião)
4 figos frescos, cortados em  quartos
150 g queijo de cabra cremoso ou cortado em lascas
¼ mç ciboulette fresca, cortada finamente
Amêndoas laminadas q.b.

Modo de preparo
  1. Coloque no copo o vinagre balsâmico e o mel e programe 15-19 min/Varoma/vel 1, sem o copo de medida. Faça o teste da espátula para verificar a consistência a cada minuto a partir dos 15 (ver dica abaixo). Se necessário, programe mais 1 minuto a cada vez e verifique. Passe para um pote ou garrafa com ponta fina, enxague e lave imediatamente o copo da Thermomix.
  2. Para montar a salada, faça uma cama de folhas em uma travessa ou em pratos individuais e arrume os figos por cima (calcule 1 figo por pessoa). Coloque ½ c. sopa de queijo de cabra por cima de cada figo, regue com a redução de balsâmico e salpique a ciboulette e as amêndoas por cima. Sirva em seguida.
Nota: a redução de balsâmico endurece após esfriar, por isso é muito importante retirar do copo assim que atingir a consistência desejada e enxaguar logo em seguida. Evite deixar a redução caramelizar, pois se tornará muito difícil tirar do recipiente quando esfriar.

Dica:
  • Para verificar a consistência da redução, a partir dos 15 minutos, pare a Thermomix, abra a tampa e passe a espátula no fundo do copo e veja se deixa um rastro ou se o vinagre cobre rapidamente o fundo. O desejado é que fique um rastro quando passar a espátula. Se aparentar líquido, não se preocupe. A redução endurece após esfriar.
  • Caso a sua redução caramelize (aspecto mais pegajoso) retire imediatamente do copo e deixe-o de molho.
Tempo Thermomix: 19 min
Porções: 4
Dificuldade: fácil
Tempo total: 25 min

Comentários

Postagens mais visitadas