Dicas




O bom funcionamento na sua cozinha começa com organização e planejamento. Organize a sua dispensa e a sua geladeira para que possa planejar as refeições da semana, um jantar com amigos, uma festa de aniversário, etc.
Existem itens básicos que devemos sempre ter em conta como por ex: azeite, açúcar, sal, farinha, especiarias, etc.
Aqui estão algumas dicas que poderão ser uteis...

Peixes 

  • os peixes devem ser descongelados dentro da geladeira, lentamente. Se realmente estiver com pressa, coloque-o em água fria ou descongele-o no leite, desta forma realçará o seu sabor e retira o gosto de congelado.
  • Quando preparar peixe no forno, forre uma assadeira com fatias de batata crua para que não grude.
  • Dessalgar bacalhau. Lave bem as postas em água corrente retirando o excesso de sal.    Coloque-as num recipiente fundo, sobrepondo-as de modo em que a pele fique virada para baixo. Cubra com água, feche o recipiente com uma tampa ou um filme transparente e guarde-o na geladeira. É fundamental trocar a água de 2 a 3 vezes por dia. o tempo de dessalga depende da altura das postas (o tempo médio é de 24 a 48 hs). Outra opção, depois de retirar o sal , coloque-o de molho em leite para hidratá-lo e deixar a carne mais macia. Se ainda for necessário retirar o excesso de sal, coloque-o de molho em uma solução de água misturada com 1/3 colher(chá) de fubá ou ferva com 1 1/2 colher (chá) de farinha de trigo.
Legumes

  • Alho - para descascar alho na sua Thermomix, coloque no copo 100 g de dentes de alho e descasque 10 seg/rotação inversa/vel 4. Adicione 800 g de água e retire as cascas que ficam na superfície e coe com ajuda do cesto. Se não for utilizar todo o alho, seque-o bem, coloque num frasco e cubra todo ele com azeite. Conserve na geladeira.
  • Berinjela - para retirar o amargo, deixe de molho em água com um pouco de sal e vinagre por 30 minutos.
  • Beterraba - para retirar mais facilmente a pele depois de cozida, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.
  • Couve-flor - para diminuir o cheiro forte enquanto cozinha passe-a por suco de limão.
  • Tomate - para retirar a pele, escolha tomates bem maduros. lave-os e faça um corte em cruz não muito profundo na base de cada um. coloque-os num recipiente e cubra-os com água fervente, deixe-os mergulhados por 1 minuto. em seguida escorra e coloque-os noutro recipiente com água fria com cubos de gelo, deixe por mais 1 minuto. Com a ponta de uma faca, retire com cuidado a casca puxando as partes da pele no corte em cruz.

Esterilizar frascos, garrafas e tampas

  • Guardar os alimentos de forma correta é muito importante. Antes de armazenar compotas, geleias, conservas e outros alimentos, os frascos, as garrafas e as tampas devem estar bem limpos, esterilizados e sem rachaduras.
  • Depois de bem limpos coloque os frascos em uma panela funda forrada com um pano limpo, coloque os frascos ou as garrafas que irá utilizar. cubra-os com água e deixe ferver durante 10 minutos. com um pinça e com cuidado retire um a um e coloque-os para escorrer num pano de prato grosso, virados para baixo. Proceda da mesma forma para as tampas e deixe por 5 minutos. Aqueça o forno a 110ºC(baixo) e seque os frascos, as garrafas e as tampas com a boca virada para cima por cerca de 10 minutos. de preferência, use-os ainda quentes ou espere apenas o tempo necessário para esfriar. 
 Bolos

  • Para um melhor resultado com os seus bolos, é fundamental que o forno esteja bem aquecido na temperatura indicada da receita. Em geral a temperatura utilizada para assar bolos é de 180ºC. Em média os forno leva de 10 a 15 minutos para atingir a temperatura indicada (varia de forno para forno).
  • Na falta de fermento químico, adicione ao bolo 1 colher(chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher(chá) de vinagre branco.
  • Ao envolver a massa do bolo às claras em neve, faça-o delicadamente com a ajuda de um batedor de ovos.
  • Na preparação de um bolo, utilize ingredientes que estejam à temperatura ambiente.
  • Para melhor desenformar, forre o fundo da forma com papel manteiga untado. Não unte e nem enfarinhe as laterais da forma, desta forma o bolo ficará por igual.
  • Não abra a porta do forno antes de 30 minutos de cozimento, para que o bolo não abaixe no centro.
  • O bolo depois de pronto poderá ser congelado inteiro ou em fatias. Deixe efriar por completo e acondicione em sacos plásticos próprios para congelamento. Para utilizar descongele à temperatura ambiente.
Pães e massas fermentadas
  • Para prepararmos pães, pizzas e outras massas que fermentam devemos utilizar o fermento biológico fresco ou o seco instantâneo.
  • Depois da massa amassada, coloca-se num recipiente untado e deverá fermentar até que dobre de volume (tempo pode variar de acordo com a temperatura ambiente).
  • Molde a massa de acordo com o pretendido e coloque numa forma untada com óleo e enfarinhada, e deixe que fermente novamente durante cerca de  20 minutos. Poderá optar por fermentar a massa apenas uma vez. Assim, depois de amassar a massa coloque de seguida na forma em que irá assar, untada com óleo e enfarinha e deixe que fermente até que dobre de volume. Qualquer massa fermentando por duas vezes tornar-se-á mais fofa.
  • Para soltar o excesso de massa agarrada na lâmina, é só programar 5 seg/vel 6.
  • Preaqueça o forno na temperatura indicada na receita cerca de 15 minutos antes de colocar a massa, coloque uma forma pequena com 1 xícara de água e algumas gotas de limão, para que libere vapor, desta forma o pão ficará mais úmido por dentro e crocante por fora.
  • Quando retirar o pão do forno, retire-o da foma e deixe que esfrie sobre uma rede. Depois de frio poderá congelar em fatias ou mesmo inteiro bem acondicionado. Descongele à temperatura ambiente ou leve ao forno preaquecido por alguns minutos,o pão semi- congelado. Ficará como com aspecto de preparado no momento.





Comentários

Postagens mais visitadas