Suspiro com castanha do Pará e coulis de morango



Ingredientes para o suspiro

130 g açúcar
60 g castanha do Pará
2 claras de ovo grande, em temperatura ambiente
1 pitada de sal
1 c. chá de vinagre balsâmico
2 c. chá de amido de milho

Ingredientes para o coulis 

350 g morango limpo
80 g açúcar
1 c. sopa de vinagre balsâmico

Ingredientes para decorar

250 g creme de leite fresco, gelado
20 g açúcar
8 morangos
Mirtilos frescos q.b.
Hortelã, só as folhas

Modo de preparo do suspiro
  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Coloque um recipiente sobre a tampa da Thermomix e pese o açúcar. Reserve.
  3. Coloque no copo a castanha do Pará e rale 3 seg/vel 5. Retire e reserve.
  4. No copo bem limpo insira a borboleta. Coloque as claras e o sal e bata 2 min/37°C/vel 3,5.
  5. Em seguida programe 3 min/vel 2 e adicione lentamente através do bocal da tampa o açúcar reservado. Retire para um recipiente, adicione o vinagre balsâmico, o amido de milho e metade da castanha ralada. Envolva delicadamente com a ajuda de um batedor de ovos.
  6. Numa folha de papel-manteiga risque 8 círculos com aprox. 8 cm de diâmetro, deixando um espaço entre elas de 4 cm. Coloque numa forma e coloque 1 c. de sopa do preparado em cada círculo preenchendo por completo e polvilhe com a castanha ralada. Reduza a temperatura do forno para 150°C, coloque a forma e deixe assar cerca de 1 hora. Para retirar do papel-manteiga deixe esfriar por completo. 
Modo de preparo do coulis
  1. No copo limpo coloque o morango, o açúcar e o vinagre balsâmico e triture 10 seg/vel 10. Baixe o que ficou na tampa e parede do copo e programe 5 min/100°C/vel 1. Retire e reserve.
Modo de preparo
  1. Insira a borboleta. Prepare o chantilly, coloque o creme de leite e o açúcar e bata 1 min 30 seg/vel 4, tendo atenção para que não vire manteiga. Coloque em cada prato 1 ½ c. de sopa de coulis de morango, coloque o suspiro, decore com uma colher de sopa de chantilly, morango, mirtilos e folhas de hortelã. 
NOTA: para preparar o chantilly utilize creme de leite fresco gelado e é necessário que tenha no mínimo 35% de gordura. O tempo indicado é referencial, podendo levar mais ou menos tempo, dependendo da temperatura e qualidade do creme de leite. Em qualquer circunstância, o creme de leite, para virar chantilly, deve ser armazenado na parte mais fria da geladeira.

Dica: pode preparar os suspiros e o coulis no dia anterior. Guarde o suspiro num recipiente hermético e o coulis na geladeira.

Utensílios: batedor de ovos, papel manteiga, assadeira

Tempo Thermomix: 12 min
Porções: 8 unid aprox.
Dificuldade: média
Tempo total: 1 h 30 min

Comentários