Biomassa de banana verde


Ingredientes:
10 bananas verdes

Modo de preparo:
1. Lave bem cada uma das bananas e coloque na panela de pressão. Cubra com a água, feche a panela e leve para cozinhar em fogo médio.
2. Após pegar pressão, mantenha 8 minutos de cozimento. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha.
3. No copo da Thermomix, coloque 150g de água e programe 2 min/Varoma/Vel 1.
4. Abra a panela de pressão com cuidado e com auxílio de um pegador, retire a polpa das cascas e coloque no copo da Thermomix. Bata 1 min/Vel 7.
5. Sua biomassa está pronta para ser usada.

Dicas especiais:

  • A biomassa de banana verde tem sabor neutro e pode ser adicionada à variadas preparações, tanto salgadas como doces. É um ótimo espessante para caldos e molhos, e também um substituto para manteiga e creme de leite. Além disso, acrescenta diversos nutrientes à preparação pois é fonte de fibras, vitaminas A e do complexo B, potássio, cálcio, magnésio, zinco e cobre.
  • Pode ser preparada com qualquer tipo de banana, desde que estejam bem verdes e sem passar pelo processo de climatização. Você encontra mais facilmente em feiras livres.
  • Na geladeira a validade é de 5 dias.
  • Você pode congelar em pequenos recipientes, ou forminhas de gelo. Validade de 90 dias.
  • Quando for usar a biomassa que está congelada, após o descongelamento aqueça e bata um pouco para retomar a cremosidade.
  • Se quiser cozinhar a banana diretamente na Thermomix, coloque 1600g de água no copo, encaixe o cesto e coloque as bananas dentro dele (em torno de 6 bananas). Programe 70 min/Varoma/Vel 3. Depois retire o cesto com a ajuda da espátula, descarte a água e siga com os procedimentos já descritos acima.

Rendimento: 800g
Tempo Thermomix: 3 minutos
Tempo Total: 31 minutos
Dificuldade: Fácil

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe conosco o seu comentário!