Arroz e Feijão Tradicional - Cookidoo





ARROZ E FEIJÃO TRADICIONAL

Ingredientes:
150 g de feijão carioca
2100 g de água 
2 cebolas médias, cortadas ao meio 
4 dentes de alho 
40g de azeite de oliva extravirgem
200 g de arroz branco 
1 c. chá de sal, mais q. b. para ajustar o sabor
50 g de bacon, cortado em cubos de aprox. 2 cm x 2 cm
50 g de linguiça calabresa, em rodelas finas
1 c. chá de páprica doce defumada 
1 folha de louro 


Modo de Preparo:
  1. Coloque sobre a tampa um recipiente de vidro e pese o feijão. Cubra com 500 g de água e deixe de molho por 12 horas na geladeira. Depois disso, escorra a água, lave bem os grãos e reserve.
  2. Depois desse tempo, coloque no copo a cebola, o alho e o óleo, triture 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1.
  3. Em uma forma de bolo com furo (aprox. 22 cm), coloque metade do refogado. Coloque a forma sobre a tampa e pese o arroz e 400 g de água, adicione ½ c. chá de sal . Envolva com a espátula. Cubra a fôrma com papel alumínio e acomode dentro do Varoma. Reserve.
  4. No copo adicione o bacon em cubos de aprox. 2 cm x 2 cm, a linguiça e a páprica e refogue 5 min/Varoma/Vel 1.
  5. Adicione os grãos de feijão, 1200g de água e a folha de louro. Sobre a tampa coloque o Cesto, e cozinhe 20 min/Varoma/Vel 1.
  6. Depois, retire o cesto, acomode o Varoma com o arroz sobre a tampa e cozinhe 30 min/Varoma/Inversa/Vel 1. Retire o Varoma e reserve.
  7. No feijão que está no copo, adicione 1/2 c. chá de sal e cozinhe 10 min/Varoma/Inversa/Vel 1.
  8. Confira o ponto de cozimento dos grãos de feijão, e caso ainda estejam um pouco firmes, prolongue o tempo de cozimento por mais 5 a 10. Se estiverem macios, ajuste os temperos necessários, e sirva em seguida.

Dicas especiais:
  • Para que o feijão cozinhe no tempo indicado, é fundamental que os grãos fiquem de molho por pelo menos 12 horas, em geladeira. A água utilizada neste remolho deve ser descartada.
  • O tempo de cozimento do feijão pode variar conforme o tipo, a qualidade e o frescor dos grãos. Portanto, se ao final da programação indicada na receita os grãos ainda estiverem firmes, acrescente um pouco de água (em torno de 200 a 250g) e cozinhe mais 10 min/Varoma/Inversa/Vel 1 no passo 7.
  • Na etapa 8, enquanto finaliza o cozimento do feijão, você pode aproveitar e cozinhar legumes como abobrinha, chuchu, brócolis, couve flor, ou outro da sua preferência. Basta acomodar dentro do Varoma e encaixar sobre a tampa.


Tempo Thermomix: 1 h:10 min
Tempo total: 13 h:20 min 
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Média




Comentários