POLVO NO SOUS VIDE


POLVO NO SOUS VIDE

Ingredientes: 
1800g de água 
1 saco plástico próprio para sous vide 
1 polvo inteiro, com aproximadamente 
1 Kg Suco de ½ limão 
2 folhas de louro 
20g de azeite de oliva extravirgem 
Sal marinho e pimenta do reino a gosto 

Modo de preparo:
1. Acople o acessório Thermovide dentro do copo, coloque a água e aqueça 5 min/55oC/Vel 1.
2. Enquanto isso, coloque o polvo e os temperos dentro do saco plástico próprio para sous vide e feche a vácuo usando uma seladora. 
3. Assim que finalizar o aquecimento da água, coloque o saco fechado à vácuo dentro do copo. É importante que o alimento fique totalmente coberto pela água, portanto, se for necessário, coloque um pouco mais de água até cobrir totalmente. 
4. Cozinhe 90 min/85 oC/Vel 1. Quando finalizar esta etapa, programe novamente 90 min/85 oC/Vel 1. O polvo precisa de 3 horas no total para seu cozimento. 
5. Quando finalizar o cozimento, retire o saco de dentro da água com cuidado e abra. Utilize o polvo conforme desejado. 

Tempo Thermomix: 1h35min 
Tempo total: 1h35min 
Rendimento: 4 porções 
Dificuldade: fácil 


Dicas especiais:

- Polvo grelhado: corte para separar os tentáculos, aqueça uma frigideira média, coloque um pouco de azeite e grelhe os tentáculos por 1 minuto em cada lado ou até dourar levemente.

- Risoto de polvo: corte os tentáculos em rodelas e reserve enquanto prepara o risoto. Quando faltar 5 minutos para finalizar a programação do risoto, acrescente o polvo através do bocal da tampa.

 - Salada de polvo: leve o polvo à geladeira para esfriar completamente. Separe os tentáculos ou corte em rodelas e sirva com folhas verdes, tomates sweets, cebola, ou outra combinação da sua preferência e tempere com azeite, limão e sal.

Comentários