Bacalhau à Gomes de Sá - Cookidoo

 





Cookidoo - https://cookidoo.international/recipes/recipe/pt-BR/r650872




BACALHAU À GOMES DE SÁ

Ingredientes

10 ramos de salsa fresca, apenas as folhas 
2000 g água 
4 ovos 
1000 g batata, sem casca e cortada em rodelas finas
Sal q.b.
Pimenta do reino preta em pó q.b. 
3 folhas de louro seco
Pimenta do reino preta em grãos q.b. 
200 g azeite extravirgem, mais q.b. 
800 g postas de bacalhau dessalgado 
3 dentes de alho 
300 g cebola, cortada em rodelas finas 
80 g azeitona preta sem caroço

Modo de preparo

1- Coloque no copo a salsinha e triture 2 seg/vel 7. Retire e reserve.
2- Coloque no copo 1000 g de água, insira o cesto com ovos e cozinhe 18 min/100°C/vel 2. Retire o cesto com a ajuda da espátula e descarte a água. Retire os ovos e deixe esfriar para descascar. Corte 2 ovos em rodelas e pique os outros 2. Reserve.
3- Coloque o Varoma sobre a tampa e pese as batatas, em seguida as tempere com sal e pimenta. Acomode-as no Varoma, distribuindo entre o recipiente e o tabuleiro e deixando espaço para o vapor passar.
4- Coloque no copo 1000 g de água, 2 folhas de louro, alguns grãos de pimenta do reino e um fio de azeite. Insira o cesto, pese nele o bacalhau, coloque o Varoma na posição e cozinhe 30 min/Varoma/vel 4.
5- Retire o Varoma com cuidado. Retire o cesto com a ajuda da espátula. Limpe o bacalhau, retirando a pele e as espinhas. Com cuidado, pressione a parte de cima para se desfazer levemente, obtendo lascas bem definidas de bacalhau e reserve. Descarte a água e enxague o copo.
6- Coloque no copo os dentes de alho e triture 2 seg/vel 7. Adicione a cebola, 200 g de azeite e 1 folha de louro restante e refogue 10 min/120°C/vel colher. Retire e reserve.
7- Coloque um recipiente sobre a tampa e pese as azeitonas, reserve. Preaqueça o forno a 180°C.
8- Em uma forma retangular, faça uma camada de batata, uma camada de lascas de bacalhau, uma do refogado de cebolas e regue com o azeite do refogado. Acomode os ovos cozidos picados e repita o processo até finalizar os ingredientes. Finalize com as rodelas de ovos, a salsinha picada e decore com as azeitonas. Asse por 10 minutos (180°C) e sirva em seguida.

Tempo Thermomix: 1 hora
Tempo Total: 1h30. 
Quantidade: 6 porções aprox.
Dificuldade: fácil


Comentários