Soufflé de queijo canastra - Cookidoo

 






SOUFFLÉ DE QUEIJO CANASTRA

Ingredientes
150 g queijo Canastra, cortado em pedaços
25 g manteiga, mais q.b. para untar
70 g farinha de trigo
500 g leite integral
Sal q.b.
Pimenta do reino preta em pó q.b.
Noz-moscada em pó q.b.
6 gemas de ovo
9 claras de ovo

Modo de preparo
1- Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte os ramekins (aprox. Ø 8 cm x 4,5 cm) com manteiga e reserve.
2- 
Coloque no copo o queijo e triture Turbo/0.5 seg/2-3 vezes e em seguida rale 5 seg/vel 10. Retire e reserve.
3- 
Coloque no copo a manteiga, a farinha de trigo, o leite, o sal, a pimenta do reino e a noz-moscada e aqueça 8 min/90°C/vel 4.
4- 
Adicione as 6 gemas e misture 20 seg/vel 6. Retire para uma tigela grande e cubra com filme plástico encostado à superfície do creme.
5- 
No copo limpo e seco Insira a borboleta. Coloque as claras e o sal e bata 4 min 30 seg/vel 3.5 ou até estarem firmes. Retire e reserve.
6- 
Em uma outra tigela grande, misture o creme e o queijo ralado reservados. Com a ajuda de uma espátula, adicione delicadamente as claras em neve ao creme, misturando sempre com movimentos do fundo da tigela para a superfície.
6- 
Encha os ramekins com a massa deixando 1 cm de sobra nas bordas e asse por 20-25 minutos (180°C). Retire com cuidado do forno e sirva imediatamente.

DICA: - 
Os soufflês devem ser servidos assim que saírem do forno, pois com o tempo e a temperatura mais fria eles tendem a desmontar.
Para bater as claras em neve e obter um bom resultado, o copo deve estar bem limpo e seco e livre de qualquer vestígio de gordura.

Tempo Thermomix: 15 min
Tempo Total: 45 min
Quantidade: 20 porções aprox.
Dificuldade: Médio

Comentários