Dicas Importantes

 Leia o manual de instruções que acompanha sua máquina, ele contém informações importantes para você!



ü Escolha na sua cozinha um lugar adequado para colocar a sua Thermomix. A bancada deve ser sólida, nivelada e acessível para você.  Não coloque a sua Thermomix junto à borda da bancada da sua cozinha.

ü Observe e respeite a capacidade do copo. Para líquidos são 2,2 litros e para peso são 1000g de conteúdo total.

ü Sempre que for processar ou triturar alimentos congelados, cortados em pedaços médios ou grandes, utilize inicialmente a função Turbo por 3 a 4 vezes. Isso preserva a lâmina. Além disso, segure o copo de medida nos primeiros segundos para evitar que o mesmo saia do bocal da tampa. Quando estabilizar o conteúdo de dentro do copo, pode soltar e deixar que a Thermomix termine seu trabalho.

ü Para processar alimentos quentes não coloque a mão no copo de medida, pois poderá se queimar com o vapor. Inicie na velocidade 1 e vá gradualmente aumentando a velocidade até 7 - 10, esperando o conteúdo do copo se estabilizar antes de subir a velocidade.

ü Quando utilizar a função “Espiga” fique por perto da Thermomix. Ela pode “andar” na bancada com o movimento da massa dentro do copo e, se estiver próxima da beirada, pode cair no chão.

ü Tome cuidado ao lavar a lâmina para evitar ferimentos.

ü Ao utilizar o Varoma para cozimento no vapor, certifique-se que a passagem de vapor através dos furos está livre. Isso é importante para que o cozimento aconteça de forma correta. Para isso, encoste o alimento nas laterais do Varoma, deixando o centro livre, ou acomode duas colheres de sopa cruzadas, viradas para baixo, e o alimento por cima.

ü Sempre que for retirar a tampa do Varoma, retire para o lado contrário do seu rosto para evitar possíveis queimaduras com o vapor.

ü Utilize a tampa como apoio para retirar o recipiente Varoma sem sujar sua cozinha.

ü Quando for retirar a tampa do copo para não sujar a bancada, retire com uma mão o copo de medida e, com a outra, a tampa, virando-a para cima logo em seguida e encostando-a na bancada.

ü Para retirar o cesto de dentro do copo com facilidade, utilize o gancho da espátula. Isso evita que você se queime.

ü Para mexer dentro do copo, utilize somente a espátula própria da Thermomix. Ela possui o limitador que impede que encoste na lâmina, preservando assim as peças e evitando ferimentos.

ü Cuidado para não encostar nas partes de inox quando estiver utilizando temperatura acima de 60º C, pois poderá se queimar. Avise crianças e idosos. A luz vermelha encontrada na base da Thermomix indica quando o copo passa de 60°C.

ü Ao utilizar a Borboleta nunca passe da velocidade 4. Para encaixá-la na lâmina, coloque-a nos espaços entre as pás e dê um leve toque para direita (sentido horário). Ela não irá travar, mas se encaixa com firmeza. Por essa razão é necessário seguir a indicação da velocidade máxima 4.

ü Para preparar claras em neve e chantilly, o copo deve estar bem limpo, livre de gorduras e totalmente seco. Calcule 1 minuto para cada clara que estiver no copo, utilizando a velocidade indicada na receita (normalmente 3,5 ou 4) e não utilize o copo de medida para garantir a entrada de ar no copo.

ü Para facilitar a limpeza do copo, coloque água até a metade e algumas gotas de detergente. Para limpeza leve, programe Turbo/1 seg/4 a 5 vezes. Caso os resíduos sejam resistentes, programe 5 min/Varoma/Vel 3 e depois 1 min/Vel 7, subindo gradativamente a velocidade.  Se ainda sobrou algum tipo de sujeira, utilize esponja macia ou escovinha para retirar.



Comentários